O atendimento odontológico em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) é um serviço de grande importância que muitas vezes passa despercebido. Disponibilizar esse tipo de atendimento em um local de fácil acesso garante que as pessoas possam receber assistência imediata em casos de urgência bucal, promovendo alívio da dor, prevenção de agravamentos e mais qualidade de vida, especialmente em horários e dias em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fechadas.
Cientes da necessidade e importância do serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador oferece a assistência emergencial em nove UPAs da cidade. A assistência reforça o compromisso do SUS com um atendimento integral e igualitário, que reconhece a saúde bucal como parte fundamental da saúde geral do indivíduo.
Dentre os serviços ofertados estão drenagens de abscessos, cimentação provisória de prótese dentária, contenção de hemorragia gengival e de dentes traumatizados. Os profissionais realizam ainda os atendimentos à pacientes com queixas de dores agudas, infecções, inflamação na polpa, queda de próteses provisórias, fraturas e luxações da articulação temporomandibular (ATM).
“Muita gente não sabe, mas dor de dente intensa, abscessos, traumas faciais, sangramentos gengivais intensos e infecções orais são considerados casos de urgência e podem ser tratados nas UPAs que contam com estrutura odontológica. Nesses casos, o atendimento rápido é essencial para evitar complicações mais graves, como infecções que se espalham para outras partes do corpo. A presença de profissionais de odontologia dentro das UPAs garante uma resposta ágil, porque o paciente não precisa esperar longo período com dor ou desconforto, e recebe um cuidado humano, qualificado e acessível”, declarou a coordenadora da Saúde Bucal, Mylena Leal.
Além dos atendimentos realizados de forma emergencial, os pacientes contam ainda com a avaliação e encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s) ou um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), de acordo com a necessidade de cada caso atendido, e que operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para ter acesso aos atendimentos de urgência, basta ir até a unidade mais próxima, com cartão do SUS e RG nos horários preconizados.
Confira lista de unidades com endereço completo e horário de atendimento:
Atendimento 24h: UPA Hélio Machado; Rua da Cacimba, s/n, Itapuã
Das 7h às 19h:
UPA Barris, Avenida Centenário, Centeário;
UPA Brotas, Rua Jardim Madalena, Campinas de Brotas;
UPA Pirajá, Rua Direta de Santo Inácio, Pirajá;
UPA Santo Antônio, Avenida Dendezeiros, Bonfim;
UPA São Cristóvão, Rua Arquiteto Marcos Moreira Solter, São Cristóvão;
UPA San Martins, Rua do Forno, Santa Mônica;
UPA Valéria, Rua do Lavrador, Valéria;
UPA Paripe, Rua São Benedito, Paripe.