O governo Jerônimo Rodrigues (PT) deu mais um passo para avançar com a expansão do sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas.
O modal receberá, em breve, o Tramo 4 da Linha 1 do modal, que ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, na capital baiana. A ampliação foi confirmada pelo Executivo em junho deste ano.
Desta vez, a gestão divulgou o vencedor da licitação para gerenciamento e fiscalização das obras do transporte. A vencedora do certame foi o consórcio Nerk BA, que já arrematou outros processos do governo.
“Contratação de empresa especializada de engenharia consultiva para prestação de serviços de Gerenciamento, Certificação e apoio à Fiscalização das Obras Implantadas do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL)”, diz o edital publicado pela Companhia de Transporte da Bahia (CTB).
A intervenção custará aos cofres públicos pouco mais de R$ 6 milhões, segundo consta no Diário Oficial do Estado (DOE), de sábado (12). O valor bruto é de R$ 6.311.658,99.
O consórcio, por sua vez, não contempla as obras do Tramo IV do metrô, de acordo com informações da CTB. A empresa é responsável por monitorar e garantir que todas as mudanças e melhorias necessárias sejam realizadas neste novo tramo, como informou o órgão, vinculado ao Governo da Bahia, ao bahia.ba, nesta segunda-feira (14).
A previsão é que o novo trecho seja entregue em 2027. A intervenção conta com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), de autoria do governo federal. Além da fiscalização das obras do metrô, o consórcio NERK também é um dos responsáveis pela supervisão e pelo gerenciamento das obras, além de auxiliar na elaboração do projeto executivo do Veículo Leve sob Trilho (VLT) de Salvador.
O empreendimento supervisiona o trecho entre a Calçada e a Ilha de São João, com o custo de R$ 64,1 milhões. Além deste, o modal contará com mais dois trechos, são eles: Paripe e Águas Claras; e Águas Claras e Piatã.